terça-feira, julho 01, 2008

Comunicação e Marketing

Pode até ser que eu um dia faça alguma outra coisa. Mas minha essência está na comunicação. Passo meus dias planejando de como acertar o alvo. Não é fácil ser relações públicas e profissional de marketing em Belo Horizonte. As pessoas vêem a comunicação de forma cara e isso prejudica muito nosso trabalho. Muitas pessoas ainda me perguntam o que faz uma Relações Públicas então vamos lá:

Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.

Não entendeu? Então, Nós RPs trabalhamos com cliente empresa. Trabalhamos a imagem de pessoas e organizações que querem fixar marcas e conceitos no mercado e a parte de eventos está incluída mas não tanto quanto as pessoas pensam. Tem muita gente ai no mercado dizendo que é RP por fazer eventos eou serem promotores de boates. Por favor, não se enganem, a maioria deles, se quer tem um diploma de comunicação. Uma das mais importantes contribuições que o enfoque de relações públicas agrega às marcas que trabalha reside na criação de estratégias que atribuam conteúdo, "alma", aos esforços institucionais e de marketing. O valor dessa contribuição é ainda maior nos dias de hoje, quando o consumidor se vê menos como objeto e mais como sujeito decisivo da comunicação e, antes e acima de tudo, como um cidadão com direitos - que também consome.

Para esse cidadão-consumidor, que sabe que os produtos estão cada vez mais comoditizados e que crescentemente decide com base no preço, dando preferência não à marca, mas ao artigo mais barato, o diferencial de imagem que pode ser decisivo na hora da escolha desta e não daquela é, cada vez mais, a "alma" de cada marca. É por essa razão que muitas grandes marcas estão cada vez mais buscando idéias e fórmulas sensibilizadoras, que consigam ir além da persuasão ou da repetição publicitária e levem o cidadão-consumidor a associá-las a determinados valores, conteúdos ou iniciativas que as diferenciem positivamente das concorrentes.

Em 1999, por exemplo, antes de iniciar a campanha publicitária do produto, a Procter & Gamble abriu o lançamento no Brasil do sabão em pó Ariel com uma série de ações concretas que visavam a associar a nova marca, na sensibilidade das pessoas, aos atributos da limpeza e beleza. Dessa forma, promoveu a lavagem de todo o Vale do Anhangabaú, em São Paulo; a limpeza e o restauro do Memorial JK, em Brasília; e a remodelação e manutenção dos canteiros centrais de Ipanema e Leblon, no Rio. Todas essas ações, evidentemente, obtiveram intensa divulgação jornalística pelos principais veículos de todas as praças.

O resultado dessa estratégia - que integrou relações públicas, publicidade e promoção - foi que, seis meses após o lançamento, Ariel alcançou índices de 96% de conhecimento de marca; 62% de experimentação e 91% de distribuição.

O sucesso de estratégias integradas como essas, que unem objetivos institucionais e de marketing, demonstra concretamente o valor do "approach" (elo, ligação, enfoque) , e das ferramentas de relações públicas na construção da "alma", de que as marcas necessitam crescentemente para poderem diferenciar-se de forma qualitativa em meio a este bombardeio cada vez mais intenso de comunicação e informação a que estamos submetidos os cidadãos-consumidores.

E ser relações públicas, profissional de marketing não é uma tarefa muito fácil, tem de gostar do que faz, ter paixão pela coisa e colocar o serviço me prática. Até porque costumo dizer que se marketing e planejamento fossem receita de bolo eu já estava rica a muito tempo...rsrs

Bjos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...