quarta-feira, maio 04, 2011

Madri (Espanha)

Madri foi a última etapa da viagem.  Foi fácil chegar e o Hostel era ótimo http://www.wayhostel.com/,  com quartos arejados e os atendentes da recepção eram muito engraçados.  Já na recepção tinha um quadro que em Néon, falava das atrações de cada dia . O interessante era que lá tinha o Free Walking Tour onde um guia pegava as pessoas hospedadas e levava para um passeio contando  sobre os principais pontos turísticos. E no final cada um dava  a quantia que quisesse. Tinha Pub Crawl  toda noite as 22h45 e dava direito a uns 4 pubs e uma boate e toda quarta rolava um espetáculo de tango numa das salas, super legal. Lá reencontrei o Léo que estava com a gente no início da viagem. Foi o lugar onde encontrei mais brasileiros, então toda noite tinha uma turmona pra sair e durante o dia sempre tinha uma companhia. Onde visitar: Os museus mais visitados são o Reina Sofia e Museu do Prado, mas eu só passei em frente pois em Madri como era minha última parada eu queria era sair, ver gente, sentar nas praças, tomar cerveja na rua, ou seja, nada de compromissos com museus. Comprar roupa em Madri é super barato a Zara lá e´ como se fosse a C&A aqui, eletrônicos não são muito baratos, masssss... a noite é simplesmente sensacional. Não adiante você sair de casa 22h, porque você não vai ver ninguém nas ruas. Depois das 00h você pode ir para as praças gigantes, sentar em uma mesa e pedir pães com pastas e vinhos.  As pessoas são educadas, animadas, mas não foge também do tradicional “Você tem de pedir tudo de uma vez” e como brasileiros está acostumado a beber e pedir petisco, eles ficam um pouco impacientes. Minha dica de passeio está entre parques e mercados. Pegue o ônibus de turismo e desça onde achar conveniente. Eu primeiro fiz o tour inteiro e na segunda volta que desci onde achei mais interessante. Lá como a maioria dos lugares da europa, você paga 25 euros para 2 dias de tour naqueles ônibus vermelhos abertos no qual tem tradução para mais de 10 línguas, então...leve sua garrafinha de água, dê várias voltas no ônibus, sinta o ar das ruas sem pressa. Meu roteiro: Parque do Bom Retiro: Não posso ficar comparando qual parque da europa é mais bonito, mas este realmente impressiona. O portão principal fica de frente para o Museu do Prado, o parque parece ser o pulmão de Madri de tanto verde. Visite a Plaza del Sol, onde a noite fica lotado de gente tomando vinho, batendo papo, e sempre tem uma banda dessas tipo orquestra tocando os Hits do momento, nossa, MUITO LEGAL. 
Nos arredores da praça tem alguns bares e em Madri funciona assim: Você pede uma Pinta( que é a caneca de meio litro) e com ela vem um prato de TAPAS- que é tipo um couvert,mas que vem com muita batata chips  e Jamón Ibérico, que é um presunto parma muito bom. (Foto). Visite a Plaza Mayor. É um dos emblemas da cidade, se for um dia de sol, este é um marco que deve ser visitado. Lá você vai ver os apartamento de 50mt por 2 milhoes de euros, vai tomar chop e comer Jamón Ibérico, ver gente, crianças brincando. Ir à Gran Via também é uma ida obrigatória, a parte do lazer na capital espanhola. Cinemas, teatros  e restaurantes onde se come a a tão famosa Paela. 
Vá a Plaza Del Toros, assista uma tourada se achar interessante, mas eu me arrependi amargamente em ter ido. Fui com o Fernando(mexicano) e a Ariane(Italiana) pessoas que conheci no hostel,no qual eram super legais e que também arrependeram de ter ido.Eu fiquei impressionada com tanta covardia, fui embora no meio do que se chama de “espetáculo” e me senti a pior pessoa do mundo. Meu estômago dava reviravoltas e fui comer só umas 4 horas depois. A sensação é que compartilhei daquilo. Quando vejo reportagens de que um toureiro foi machucado eu penso. BEM FEITO.Oléééé´!!!!!

Vá ao Pub irlandês Fontana Di Oro, é muito divertido, muitos bailarinos, banda excelente e você nem vê a hora passar de tão bom. Mulheres não pagam e homens pagam 8 euros.Na foto ao lado, turma de meninas do hostel,cada uma com uma nacionalidade, mas no final todo mundo ria da mesma coisa...rsrs Um lugar que você não pode deixar de ir é  o Mercado de San Miguel, na verdade o lugar que mais gostei em Madri. Parece com o mercado central de BH,só que com mais requinte. É comum você ver pessoas tomando champagne, comendo caviar as 10h da manhã. È um lugar que exibe requinte sem abandonar sua vocação de um  mercado tradicional. Desfrute de um peixe sobre uma torrada, marinado no azeite de oliva ou com vinagre de Módena e cebolinha fresca que combinam bem com uma taça de vinho,cerveja ou ainda um vermute, servido no balcão de várias bancas. O preço é bem salgado, cada torradinha custa em media 2euros, uma taça de chandon ou vinho em média 4 euros,( Foto) mas como eu prometi não converter nada, na minha cabeça era tudo em real, provei de várias torradas, vinhos e cervejas. Neste dia, encontrei um grupo de Recife muito bacana e o papo tava tão bom que ficamos lá umas 4h só contando caso e provando as delicias do mercado. Não deixe de ir.
Voltei pro hostel no qual já tinha marcado com o pessoal às 23h. Era a minha última noite em Madri, fomos pra mais um PUB só que desta vez fazer a minha despedida. Era triste ao mesmo tempo muito bom pensar em voltar pra casa e eu também já estava bem cansada e sentindo falta de tudo aqui. A noite foi ótima, conheci ainda mais pessoas efoi super divertido.

Meu vôo era as 00h10 do dia 12 de abril, então ainda tinha o dia para arrumar as malas e ainda comprar algumas coisas por lá. Passei meu último dia de viagem andando sem rumo, sem saber mesmo o que eu queria levar de lá. Resolvi sentar em um dos bistrôs da Gran Via e te falo que fiquei pensando ali mesmo como sobrevivi 25 dias, me virando pra conhecer os lugares, fazendo amizade com pessoas que nunca vi, escolhendo comida pelas figuras ou arrastando um inglês de livrinho de sobrevivência.
Pra falar bem a verdade... Sobre tudo do que falei até agora... Eu não sei explicar.

Se fosse pra voltar hoje pra europa eu mudaria a quantidade de dias sem cada lugar e o roteiro de forma inversa.  Todos os lugares são realmente lindos, e não teve nenhum em que eu não voltaria, mas eu ficaria mais uns dias em Paris...Aaahh Parisss... Apesar do valor da libra, Londres é o melhor lugar para ser fazer compras, então deixaria por último. Quanto à empresa aérea jamais voltaria pela Ibéria pois as “aerovelhas” são muito grossas  e pra quem tem medo de avião como eu é um terror.Passei maior aperto na volta até que uma única bondosa me acalmou de uma turbulência. Leve 120 euros para gastar por dia é o suficiente. Vá a todos os ônibus vermelhinhos de turismo de todos os países,porque vale muito a pena e você conhece tudo. Ande muito a pé...é a melhor forma de observar os detalhes das cidades e não esqueça de levar uma garrafinha de água e uma barrinha de cereal.. No meu caso, arrependi amargamente de contratar o romming internacional da Claro. Paguei uma fortuna. O melhor é você levar um netbook ou comprar por lá e usar a própria internet.
No mais, VÁ. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...